17-12-2005 - A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, através da Coordenadoria de Cultura, em parceira com a Secretaria Municipal de Governo e Turismo, realizou a primeira edição do Encontro de Folias de Reis.


Foi montado um presépio na praça da matriz (Praça Cel. Monnerat), onde aconteceram as apresentações das 6 folias participantes. Segue abaixo um breve informativo acerca de cada uma:

Folia de Reis Estrela do Oriente - de Bom Jardim-RJ. Seu dono é Joel Furtado de Souza, tendo como mestre Armindo Felipe de Jesus; contramestre Paulo Cesar Souza da Silva e sanfoneiro Armindo. Composta por 18 foliões e 2 palhaços (Vanderley e Alcimar). Criada para devoção aos 3 Reis. A primeira saída foi para cumprir promessa devido a problema de visão do filho do dono da folia. Tem 25 anos de jornada.

Folia de Reis Jornada Estrela da Guia - de Campo Grande, Rio de Janeiro - RJ. Composta por 15 foliões e um palhaço: o Gigante. Saem por devoção a São Sebastião. Obrigação à Sagrada Família. Seu mestre é Antonio Miguel e contramestre Jesus Conte. O sanfoneiro é João Martins.

Folia Estrela do Oriente do Jardim Boa Esperança - do Jardim Boa Esperança, Bom Jardim - RJ. Composta por cerca de 18 foliões e 3 palhaços: Sávio, Lorran e Paulinho. Sai por devoção a Sta. Luzia, e promessa a Sta. Luzia e aos 3 Reis Magos. Tem 25 anos de jornada. Seu mestre é Flauzino (Seu Louzino) e o contramestre Paulo Cesar. O sanfoneiro é Francisco do Nascimento.

Folia Manjedoura de Cordeiro - de Cordeiro – RJ. Com 30 foliões, palhaço Jarinho e devoção aos Santos Reis, sai por promessa já cumprida: uma operação invisível. Tem 24 anos de jornada e seu mestre é Aquiles, contramestre Ari Pontes e sanfoneiro Boneco.

Folia Bandeira Sta Cecília – de Cordeiro – RJ. Composta por 22 foliões e os palhaços Chiquinho e Mateus (Feijó e Feijozinho), sai por devoção e tem 4 anos de jornada. Seu mestre é Sebastião, contramestre Manoel Custódio e o sanfoneiro é Genilson.

Folia Estrela do Dia – do Recanto da Cidade, Duas Barras – RJ. Com 14 foliões e os palhaços Welinton Reis e Vanderlei Baia, sai por devoção (promessa a São Sebastião) e por obrigação (oração aos 3 reis). Tem 23 anos de jornada e seu mestre é Silvino da Silva, contramestre Marli Teixeira, e sanfoneiro Edmo Luzia.

Cada folia fez uma apresentação com duração de 20min, mais 10 min para cada palhaço, fora do presépio.

Quem recebe as folias é a folia local, de Joel (Estrela do Oriente).