12 de dezembro de 2009 - Nos dias 14 e 15 de dezembro acontecerá a 2ª Conferência Estadual de Cultura (2ª CEC/RJ) , organizada pela Secretaria de Estado de Cultura, a se realizar na cidade do Rio de Janeiro . Estarão presentes os 491 delegados eleitos nas Conferências Municipais e Intermunicipais que representam os 67 municípios fluminenses que se envolveram no processo. Os delegados de Bom Jardim são Marisa Maia e Délio Russo, ambos da Secretaria Muncipal de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer - TECLA; Rita Freire e Mabel Souza Caldas (Associação de Moradores, Produtores Rurais e Artesãos de Barra Alegre).
Na Conferência, que funcionará entre 9h e 19h, serão discutidas propostas de âmbito estadual e nacional. As de âmbito nacional serão levadas à Conferência Nacional de Cultura (CNC), que acontece em março de 2010, em Brasília. Na 2ª CEC/RJ também serão escolhidos os delegados para representar o estado na CNC.

A conferência no Rio de Janeiro acontecerá no Palácio Gustavo Capanema, no Centro, e deverá contar com a presença do Governador Sérgio Cabral Filho e da Secretária de Estado de Cultura, Adriana Rattes.