02 de dezembro de 2009 - A Prefeitura Municipal de Bom Jardim, por intermédio da Secretaria de Educação, adquiriu variado material para auxiliar deficientes visuais.

O material foi comprado em atendimento à solicitação da coordenação da Biblioteca Pública Municipal João XXIII e entregue hoje. Consta de:

- 01 máquina de escrever em Braille;
- 01 teclado para computador com teclas em Braille e caracteres impressos em tamanho grande (para usuários com pouca visão);
- 02 regletes (régua com prancheta para escrita manual em Braille);
- 01 soroban (ábaco japonês) - instrumento que usa técnica manual para cálculos.

Além do material citado, a biblioteca tem variado acervo de livros em Braille, destacando-se títulos como a série "Harry Potter" (diversos), "Marley e eu", e de autores como Graciliano Ramos, Erico Verissimo, Monteiro Lobato e Sidney Sheldon.

A biblioteca também possui livros falados (em CDs), que podem ser utilizados também por analfabetos ou pessoas com alguma dificuldade temporária para a leitura.

Tanto o material recém-chegado quanto o restante citado acima fazem parte do "Projeto de Inclusão dos Deficientes Visuais / Baixa Visão" elaborado pela coordenação da biblioteca João XXIII - Prefeitura de Bom Jardim.