Em novo endereço, o arquivo Pró-Memória de Nova Friburgo (da Fundação Dom João VI) abriu suas portas para pesquisas públicas após ficar nove meses fechado.

O Pró-Memória está instalado agora no Palácio Barão de Nova Friburgo, no Salão Azul da prefeitura. Segundo o presidente da Fundação Dom João VI, Nelson Augusto Bohrer, a mudança de endereço proporcionou ao arquivo Pró-Memória um espaço mais ampliado. "Os diversos acervos estão com mais segurança e temos agora uma sala com laboratório de restauração e higienização, o que é fundamental para a preservação e conservação de documentos históricos”, declarou o presidente da Fundação Dom João VI. 

Nelson Bohrer disse que o arquivo Pró-Memória de Nova Friburgo pode ser considerado um dos 20 mais importantes arquivos do Brasil por sua importância documental, com acervos de várias épocas, com vários jornais, documentos da colônia e arquivos fotográficos.

O presidente da Fundação Dom João VI informou que as consultas mais demoradas serão feitas a partir de agendamento no local ou pelos telefones (22)2523-1048 ou 2522-3932. O funcionamento do Pró-Memória é de segunda a sexta-feira, das 11 às 16 horas, com fechamento das portas ao público às 15h30min. O endereço é Palácio Barão de Nova Friburgo - Avenida Alberto Braune, 225 – Salão Azul.

Fonte: culturanfriburgo.blogspot.com

Vasto acervo digitalizado do Pró-memória de Nova Friburgo está acessível ao público no endereço eletrônico do Centro de Documentação D. João VI (clique aqui para ser direcionado para o endereço).