Por Marisa Maia

Coral da Casa de Portugal, de Teresópolis.
Nos dias 4 e 5 de novembro foi realizado o 1º Encontro de Corais de Bom Jardim, no Galpão Cultural Margaret de Jesus. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer e com o sucesso obtido, promete entrar para o calendário oficial de eventos da STECLA.

Na sexta-feira o Coral de Bom Jardim recepcionou o CORAL DA CASA DE PORTUGAL - regido pela maestrina Celia Seabra. Este grupo é formado por associados e amigos da Casa de Portugal da cidade de Teresópolis, buscando enaltecer a cultura portuguesa, primando por apresentar um repertório luso-brasileiro, num diálogo entre nossas raízes culturais.

Coral da Rede Municipal de Ensino
de São José do Vale do Rio Preto (RJ).
Já o encontro de sábado foi aberto com a apresentação do CORAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO JOSÉ DO VALE DO RIO PRETO - com o prof. Pablo Portilho. Criado neste ano com objetivo de levar educação musical para os alunos da rede municipal de ensino, o grupo, apesar de muito jovem, foi uma grata surpresa apresentando um repertório de MPB.

Seguiu-se com o CORAL GRÊMIO PORTUGUÊS - com a maestrina Lanúzia Pimentel. O repertório é bem variado tendo como foco músicas portuguesas, mas inclui também, música popular brasileira, música sacra e erudita. Literalmente este grupo levantou o público, fazendo-o cantar e coreografar ao som de "Tiro-liro", num momento lúdico da apresentação. 
Coral do Grêmio Português, de Nova Friburgo.

Nos dois dias o Encontro de Corais foi encerrado com o grupo anfitrião - O CORAL DE BOM JARDIM. O coral tem cerca de um ano e meio de atividades e desde então, vem recebendo mais participantes e conquistando o público. A amizade é um valor agregado que levou seus membros a denominá-lo “família do coral”. Um repertório variado, com diversos estilos, faz parte do trabalho que vem sendo construído.

No encontro o coral mostrou sua versatilidade cantando também peças em outros idiomas, tais como o hebraico, o latim e o espanhol.

Coral de Bom Jardim.
Nessa ocasião houve também a participação especial de Marlon Rodrigues no saxofone e do garoto Pedro Augusto como solista.

O Coral de Bom Jardim tem como regente João Lassarotte e, como principal arranjador, Daniel Daumas Borges. O grupo reúne-se às sextas feiras, às 18h, no Galpão Cultural e está de portas abertas para pessoas interessadas em participar desta contagiante atividade.