A "Viagem no tempo" é um produto do Projeto Mídia Digital e exibe uma série de filmes sobre Bom Jardim. Nesta 10ª edição do evento, realizado nas tardes de sábado e domingo no Galpão Cultural, o foco é São José do Ribeirão.

O filme deste fim-de-semana mostra parte de um trabalho multidisciplinar realizado pelo Colégio Estadual Professor João Brasil no ano de 2007. Trata-se da apresentação de extensa pesquisa realizada por alunos e professores com o foco no resgate da identidade da localidade e de seus habitantes. O trabalho apresentado não coube em um único DVD, motivo pelo qual esta é apenas a 1ª parte do documentário. No próximo fim-semana será apresentada a segunda e última parte do filme.

Intitulado "O revoar das borboletas - Resgatando a identidade cultural ribeironense", o evento fez um apanhado de informações diversas acerca do segundo distrito de Bom Jardim: a banda de música União Ribeironense; a história da paróquia São José; construção e reconstrução do espaço geográfico local; arte e artesanato; história da educação formal; história do time de futebol São José Futebol Clube; cronologia ilustrada da sede do distrito; e um histórico do catolicismo em São José do Ribeirão. Nas várias salas ficaram expostos objetos, fotos, produtos, murais e vídeo acerca desses e de outros temas, como agricultura, culinária, confecção de roupas, cerâmica, bromélias, turismo rural, dentre outros.

Na abertura oficial do evento, discursaram a diretora do Colégio, uma autoridade estadual da Secretaria de Educação, um vereador representando o Poder Legislativo e o prefeito municipal, além do pároco.

Duração: 90 minutos
Data: sábado e domingo, 14 e 15 de julho de 2012
Horário: 15h30min
Local: Museu Clirton Rêgo Cabral (Galpão Cultural)
Classificação: LIVRE

GRATUITO