Por Marisa Maia
Palestra no cinema.
Jouber, Heitor, Elton e Wadson, na Oficina de Regência.
Oficina de Bandeiras, no Colégio Ramiro Braga.
Oficina de Liras, na Casa da Cultuta.
Oficina de Percussão, na quadra de esportes ao lado da
Casa da Cultura.
O WORKFANFA 2012 aconteceu ao longo do domingo, 24 de junho. Foi a segunda edição de um evento criado em 2010, numa ação da STECLA (Secretaria Municipal de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer) em parceria com a Associação de Fanfarras da Região Serrana.

Os alunos dos colégios participantes (CIEP Mozart C. Guimarães, CE Ramiro Braga, CE Prof Jamil El-Jaick e CE Dr Galdino do Valle Filho) tiveram a oportunidade de assistir, aprender, exercitar e trocar experiências com palestras e oficinas, que trataram de assuntos tais como: funções sociais das bandas, corpo coreográfico, construção de repertório, criação de arranjos adaptados, regência, além de técnicas e posturas de "drums". Para isto vários espaços foram utilizados para atender a cerca de 250 participantes: o Cine-Teatro Bom Jardim, a Casa da Cultura, a quadra esportiva e as dependências do CERB.

Ao fim da tarde a jornada culminou com a apresentação de cada grupo ou fanfarra representando sua instituição de ensino. Na verdade, tornou-se um momento de confraternização muito descontraído, onde enquanto um grupo se apresentava, os demais dançavam e curtiam, confirmando assim os objetivos propostos. Segundo o Secretário Municipal de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer, Descio Frerie, além de proporcionar e evolução técnica das bandas locais, uma grande intenção é promover a integração entre as diversas bandas. O também idealizador desta iniciativa, Jouber Alves (músico e Coordenador de Esportes da STECLA) também fez observações sobre como percebe-se que as bandas locais tem absorvido os ensinamentos desde o primeiro WORKFANFA, demonstrando progressos e conquistando elogios dos regentes das bandas visitantes.

A realização deste evento demandou o esforço conjunto de diversas pessoas e instituições e os organizadores deixam aqui seus agradecimentos: aos palestrantes e regentes - Prof. Vanderley P. dos Santos, Prof. Heitor Hugo Barcelos, Prof. Jhonnatan Santos; aos regentes da Banda do CERB (Wadson) e da Banda Darcy Ribeiro (Elton), aos diretores dos colégios anfitriões (CERB e Ciep 322) assim como dos colégios visitantes (CEJE e Galdino). Contou-se ainda com prestimosas cozinheiras e pessoal de apoio (STECLA e CERB) e apoio financeiro de alguns cidadãos bom-jardinenses.


Banda do Colégio Estadual Jamil El-jaick.
Banda do Colégio Estadual Ramiro Braga.
Banda do CIEP 322 - Mozart Cunha Guimarães.
Banda do Colégio Galdino do Valle.