28 de outubro é o Dia Internacional da Animação. Para comemorar a data, a ABCA - Associação Brasileira de Cinema de Animação, com o patrocínio do Ministério da Cultura e da Petrobrás, realizará uma mostra de curtas-metragens nacionais e internacionais em cidades de quase todos os estados do Brasil.

Em Bom Jardim, além da Mostra Principal, voltada para público juvenil e adulto, acontecerá uma Mostra Paralela, destinada ao público infantil, que acontecerão no teatro do Galpão Cultural Margaret de Jesus.

Já está na TV Portal Bom Jardim a vinheta para o evento deste ano (clique aqui para assistir). Em breve serão divulgadas sinopses e imagens dos filmes escolhidos para este ano, além de detalhes sobre horários.

A Mostra Infantil acontecerá nos dias 23, 24, 25 e 26 de outubro. As escolas interessadas já podem começar a agendar dia e hora para exibição. O contato pode ser feito diretamente no Galpão ou pelo telefone 2566-2236.

Todas a sessões são gratuitas!


Como surgiu o evento no mundo?

Foi nesta data que, em 1892 (3 anos antes do cinematógrafo ser apresentado pelos irmãos Lumiere), que Emile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi à primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo.