Teresópolis, 10 de outubro de 2013 - Na última terça-feira, 8 de outubro, integrantes do Fórum de Gestores Públicos de Cultura da Região Serrana se reuniram na Casa de Cultura Adolpho Bloch para uma reunião com a equipe do Ministério da Cultura (MinC). Em pauta, a implantação de cursos profissionalizantes na área cultural e o preparo da futura reunião a ser realizada com a Ministra da Cultura, Marta Suplicy. 
 
Foto: Kaká Cabral.
O encontro contou com a presença de Secretários de Cultura e outros gestores públicos dos municípios de Cachoeiras de Macacu, Petrópolis, Trajano de Moraes, Macuco, Cordeiro, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena e Bom Jardim, além de Teresópolis, cuja coordenadora de projetos da Secretaria de Cultura, Nara Zeitune, é também presidente do Fórum de Gestores Públicos de Cultura da Região Serrana.

Durante a reunião, o representante da Regional do MinC no Rio de Janeiro e Espírito Santo, Marcelo Velloso, apresentou aos gestores presentes o projeto que prevê a realização de cursos profissionalizantes na área cultural, a serem promovidos através da parceria entre os ministérios da Cultura e da Educação, por intermédio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Criado pelo Governo Federal em 2011, o Pronatec tem como objetivo ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica e conta também com cursos destinados à área cultural, que poderão ser disponibilizados aos municípios da Região Serrana. Para isso, é necessário que os municípios definam suas demandas e enviem ao MinC até o dia 15 de outubro, visando a implantação dos cursos.

A ideia é que os cursos, que são gratuitos, sejam implantados em 2014, tendo como contrapartida dos municípios a cessão da estrutura para a realização dos cursos.

Além do Pronatec, outro assunto tratado foi a pauta da reunião solicitada pelo Fórum de Gestores Públicos de Cultura da Região Serrana com a Ministra da Cultura, Marta Suplicy. O intuito do encontro será discutir a implementação do projeto Circulares e definir outras políticas públicas para o desenvolvimento cultural da Região Serrana. A data da reunião com a ministra ainda não foi definida.

Adaptado de texto de Geórgia Jahara