O CORAL CANTOMUSARTE tem suas raízes no Coral de Jovens de Nova Friburgo que em 1981 representou nossa cidade na Suíça, sob a orientação da maestrina Elza Lakschevitz e posteriormente sob regência do maestro Oscar Zander e de Mônica Chagas Lopes. Desde 1985 passou a ser regido pelo maestro Joffre Evandro Silva. Nesta época, denominado Nosso Coral, o grupo já tinha como meta uma ação cultural baseada no resgate, preservação e integração das culturas erudita e popular.




A partir de 1990 o grupo passa a chamar-se CORAL CANTOMUSARTE e durante todo esse tempo realiza um trabalho comprometido com o aprimoramento técnico, consciente e de sensibilização para a arte musical do canto.

Visando ampliar o trabalho já desenvolvido, os seus membros fundaram no ano de 1994 a ASSOCIAÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL CANTOMUSARTE, tendo como objetivo promover, apoiar e incentivar eventos culturais em Nova Friburgo ligados ao canto coral. Passou a se tornar de Utilidade Pública Municipal no ano de 1995.

O Cantomusarte sempre realizou e divulgou seu trabalho de uma maneira independente, contando com a colaboração de muitos amigos e incentivadores que os acompanham e os prestigiam em suas apresentações.

Em junho de 2004 foi convidado por autoridades francesas e suíças para representar oficialmente a cidade de Nova Friburgo e o Brasil em eventos musicais de grande importância no cenário europeu levando o espetáculo “Um Canto Brasileiro”, no qual difundiu a cultura coral brasileira, muito apreciada no exterior, alcançando grandes elogios do público. Nesse espetáculo, o Cantomusarte procurou mostrar a diversidade e a beleza da música popular brasileira, bem como em 2006 na Cidade do México e em 2007 em Mendonza, Argentina, participando também, com grande sucesso, do Cantapueblo brasileiro, na sala Cecília Meireles/RJ em 2008. Além de apresentações no exterior, o Cantomusarte já realizou inúmeros concertos na cidade de Nova Friburgo, bem como em diversas cidades e estados do país.

O Cantomusarte desenvolve um trabalho voltado a varios estilos musicais que vão da música sacra a popular. Apresenta um repertorio bastante diversificado, além de um trabalho cênico que conquista a platéia pela empatia e descontração de seus componentes.

O grupo já está se preparando para uma série de espetáculos previstos para esse ano de 2015, ocasião em que o Coro estará comemorando 30 anos de trabalho ininterrupto na cidade de Nova Friburgo. Além das inúmeras apresentações previstas para 2015, também estão sendo programadas várias outras atividades que poderão ser conferidas posteriormente pelo público que o prestigia.

Atualmente conta com 21 cantores que ensaiam semanalmente, sempre aos sábados à tarde, no Instituto de Educação de Nova Friburgo que, durante varios anos, acolhe o coral.

Vale ressaltar que o Cantomusarte, nesses 30 anos de trabalho, tem sido uma grande escola para muitos que já passaram e que permanecem no grupo, tornando-se hoje uma referência de canto coral em Nova Friburgo.


REGENTE

Joffre Evandro Silva nasceu em Nova Friburgo onde, aos 12 anos, ingressou nos estudos de canto coral, primeiramente participando como corista e posteriormente estudando na Escola Nacional de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na classe de canto, tendo feito prática de ensino, regência coral e extensão em Etnomusicologia. Dedica-se especificamente a música coral camerística, tendo passado por sua condução mais de 20 corais em Nova Friburgo.

Além dos estudos de canto clássico, fez aperfeiçoamento em regência com os professores Cees Rottvel (Rádio e TV Holandesa), John Poll (BBC de Londres), Dr. Eph Ehly (University of Missouri, Kansas City - USA) e Dr. André Thomas (Flórida State University - USA), em técnica vocal com Sônia Born (Universidade Federal de Brasília), Gisela Wolkmann e Lúcia Passos (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Lêda Coelho de Freitas (I Festival Internacional da Escola de Música - aperfeiçoamento técnico vocal e interpretação).

No decorrer dos seus 30 anos de trabalho a frente de corais em Nova Friburgo, já desenvolveu e promoveu inúmeras atividades na área do canto coral, além de ter participado de vários cursos, seminários e encontros a nível nacional e internacional. Em sua extensão em Etnomusicologia, se dedicou a pesquisa na área da pedagogia vocal, processos e métodos do ensino do canto, ingressando mais tarde como sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz do Rio de Janeiro.

Como regente excursionou pela Europa em 2004 com o Cantomusarte e pela América Central, onde fez o espetáculo “Um Canto Brasileiro” na Cidade do México e todo o estado de Vera Cruz, tendo ainda participado do Festival Internacional de Corais em Mendoza, Argentina, levando a esse país vizinho toda a brasilidade de nossa música alcançando com isso um reconhecimento internacional pelo seu trabalho.

Atualmente atua como professor de canto e regência coral.


Integrantes do Cantomusarte

SOPRANOS

Andréa Amador Storck Silva
Cláudia Guedes dos Santos
Nilza Almeida
Aparecida Alvim
Gabriela Erthal
Tatiana Pinheiro

CONTRALTOS

Maria Sinésia Galdino
Ane Raffaele dos Santos Muniz
Maria de Fátima V. Boas Sancho
Andreza Ramos Carvalho
Nabila Trindade

TENORES

Diogo Rebel e Carvalho
Assis Amorim
André Luiz Monteiro
Wagner Neves da Silva

BAIXOS/BARÍTONOS

Wilson Knupp
Jerônimo Nunes
Rodrigo Moreno
Cláudio Sancho
Carlos Pereira

Fonte: Site do Coral Cantomusarte
http://www.cantomusarte.com.br/