Indígenas, afrodescendentes e camponeses são os homenageados na mostra comemorativa dos seis anos da Tribo do Sol.

A partir do dia 4 de novembro, Bom Jardim receberá, no Galpão Cultural, a exposição interativa “Tribo do sol: a caminho da terra sem males”, em comemoração aos seis anos do projeto.


Na mitologia indígena Guarani, a terra sem males (Yvy marã e'ỹ, em tupi yby marã e'yma) seria uma terra onde não haveria fome, guerras ou doenças. O mito foi um dos principais instrumentos de resistência utilizados pelo povo guarani contra o domínio dos espanhóis e portugueses. Segundo relatos, 15 mil índios partiram do litoral rumo aos Andes, buscando a "terra sem males".

A exibição conta com fotografias do México, Cuba, Rio de Janeiro e Bom Jardim, instalações artísticas e pedagógicas; e possui como premissa a agroecologia e a divulgação das culturas ancestrais, além de ser um mergulho na história de Índios, Negros e Camponeses, assim como suas relações com o alimento.

Realizada pela Associação de Produtores Rurais e Moradores Unidos da Ponte do Berçot, a mostra, que faz parte do projeto Agricultura é Cultura, é uma idealização da comunicadora Ana Maria Pereira e do engenheiro agrônomo Ian Luiz Galliez, e foi contemplada pelo 8° Edital Socioambiental da Brookfield Energia Renovável.

A abertura acontecerá dia 04 de novembro, às 18h, e a exposição funcionará de 4 de novembro até 4 de dezembro, das 8 hs às 17 hs, aberta ao público. Escolas da região poderão requisitar visita guiada pelo email agriculturaecultura@gmail.com.