É lugar comum falar em “estimular o hábito da leitura” como via de solução para alguns dos nossos problemas educacionais. Porém, refletindo um pouco mais sobre o termo “hábito” lembramos de coisas que fazemos de forma rotineira, tal escovar os dentes: necessário, mas nem sempre encarado de forma prazerosa!

Nossa bandeira é esta: imprescindível é cultivar o gosto pela leitura! Hábitos podem ser adquiridos, e também podem ser abandonados! Ah, mas a marca indelével que o prazer deixa em nossa memória... é possível ignorá-la?

Há de se ter gosto pela leitura e a leitura há de ter gosto, ter sabor, uma viagem de emoções, sensações, possibilidades de introspecção e expansão.

Por isso as histórias foram batizadas de “viajantes”: porque devem elas chegar a todos os lugares, às pessoas mais diversas. E ao serem lidas, o leitor deve poder viajar em muitos mundos, sem sair do lugar!

Então, amigo, amiga, este é o nosso convite: venha ler e ouvir, venha “olhar as coisas ao redor, para crescer muito melhor, viajar dentro de si, para poder se descobrir”.

Marisa Maia de Mello

(O verso citado está na música “É bom cantar”, da Bia Bedran)