Troféu Mauro Barreto

·  QUAL SERÁ O TEMA DESTE ANO?

Neste ano o homenageado será o saudoso Mauro Barreto, e o tema será inspirado em sua participação na história de Bom Jardim como entusiasta em diversas atividades: futebol, carnaval, música e cinema, dentre outras!  A palavra-chave, portanto, é ALEGRIA!  Os poemas devem ser em língua portuguesa. Serão desclassificados trabalhos já publicados ou que caracterizem plágio.

·  ATÉ QUANDO VÃO AS INSCRIÇÕES?

As inscrições se encerrarão no dia 1º de SETEMBRO de 2014.


·  QUAIS SÃO AS CATEGORIAS?

1.     Infantil: até  12 anos;
2.     Juvenil: 13 a 17 anos;
3.     Adulto: a partir dos 18 anos.


·  QUAIS SÃO OS PROCEDIMENTOS DE INSCRIÇÃO?

Pelos correios ou presencialmente:

1.             Digite o seu trabalho. Além do título, coloque na mesma folha o pseudônimo e a categoria. (Atenção: não coloque seu nome verdadeiro nessa folha!) Coloque seus dados em outra folha.
2.             Entregue 3 cópias do seu trabalho, junto com seus dados, na Biblioteca da  Casa da Cultura (de 9h às 12h e de 13h30min às 16h30min). 
3.             Se for postar pelos correios, enderece à : Casa da Cultura Mário Machado Nicoliello, rua Mozart Serpa de Carvalho, nº 190, centro, Bom Jardim, RJ. Cep 28660-000

Pela internet:

1.   Digite o seu trabalho. Além do título, coloque o pseudônimo e a categoria. (Atenção: não coloque seu nome verdadeiro nessa folha!) Coloque os seus dados digitados em outro documento.
2.   Salve os documentos em PDF.
3.   Anexe os documentos ao e-mail e envie para  literaturabj@gmail.com


DADOS PARA A INSCRIÇÃO:

Nome:
Pseudônimo:
Endereço:
Cidade:........................................................    CEP:.................     Estado:.........
Telefone:..............................   E- mail:
Título do trabalho:

Se for categoria Infantil ou juvenil, também preencha:
Ano escolar: ..............    Idade: .....................
Onde estuda: ......................................................................................
Prof. que orientou:................................................................................



(A final do V Festival de Poesia acontecerá durante a Festa Literária em Bom Jardim, de 9 a 12/out/14. O regulamento completo e a biografia do homenageado estarão disponíveis em http://www.teclabj.blogspot.com.br/



Biografia de Mauro Barreto

MAURO BARRETO (2/08/1926 a 7/07/2013)

O bom-jardinense Mauro Barreto tornou-se uma figura marcante na história do município: “Senhor Alegria”, “Cidadão Samba” e “Enciclopédia Ambulante” são alguns dos epítetos que o descrevem.
Casou-se com Aurea Marques Barreto (em 10/10/1966) e o casal teve duas filhas: Gisele Maria e Marcelle.
Como balconista de farmácia – profissão a que se dedicou por 48 anos – Mauro estava sempre à disposição de servir o próximo: no tempo dos tratamentos à base de penicilina (que precisava ser administrada de 3 em 3 horas) ele ficava a noite inteira na casa do paciente. Além disso, ajudou a trazer muitas crianças ao mundo, acompanhando a parteira (Dª Maria Ferreira) e aplicando as injeções que fossem necessárias.
Outra grande dedicação de sua vida foi a Sociedade Musical Recreio Bonjardinense. Em 2010, quando a banda completou 110 anos de existência, em meio ao espetáculo, foi feita uma bela homenagem ao músico que se estava se despedindo do papel de percussionista, deixando sua marca e emplacando uma bela história de 60 anos naquela instituição.
Seu pandeiro animava ainda ocasiões das mais variadas, incluindo as missas dominicais para as crianças na Matriz.
 Mauro era mesmo um sujeito a favor da vida – um verdadeiro entusiasta de tudo de bom que ela pode oferecer: era “bom de garfo” e gozava de boa saúde. Não gostava de falar em morte nem doença. Dizia: “Vamos falar de comida que é melhor!” Gostava de todo tipo de festa e não ia a velórios – nestas ocasiões ele pedia à Aurea que fosse chorar no lugar dele!
Não perdia nenhum “Baile do Hawaí” e possuía uma coleção de todos os canecos do tradicional “Gale Chopp” do Maravilha Clube. E ainda, mesmo sem ser parente, era sempre convidado para as festas de “Encontro Família Carriello”.
Festas de todo tipo – aniversários, quermesses, eventos escolares – estava lá o Mauro fazendo a animação, participando muitas vezes como algum personagem: palhaço, Papai Noel... ou até como Papa! Já fez papel de padre em gincanas, mas o ponto alto foi interpretar João Paulo II num evento religioso.
Também atuou em teatro amador e chegou a participar de dois comerciais locais para televisão. Fez também figuração para a novela “Corpo a Corpo” (novela da Rede Globo exibida nos anos 80). As cenas foram gravadas no Maravilha Clube e ele fez o papel de garçom.
Nos carnavais ele saía em alas ou como mestre-sala. Fazia parte da diretoria do G.R.E.S. Unidos do Abafa. Ajudava nas barracas ano após ano para angariar dinheiro para os desfiles da agremiação. Por ser um dos foliões mais antigos e animados da cidade a cada ano cabia a ele receber a chave simbólica que abria o carnaval!
Gostava mesmo de agito: quando era convidado para uma pescaria ele recusava: “Ficar lá parado dando banho em minhoca não é comigo!”
Outra paixão era o cinema: tendo o pai como lanterninha e o tio como bilheteiro do Cine Teatro Bom Jardim foi frequentador assíduo e colecionador dos folhetos que traziam a programação de filmes.
Sendo apreciador das artes não podia ficar de fora a Literatura: Mauro adorava ler e lia de tudo um pouco. E participou de muitas coisas... era flamenguista apaixonado e foi até massagista do time de futebol local - Bom Jardim Esporte Clube – por cerca de 20 anos!
Era um contador de piadas, daqueles que sempre têm “a última” na ponta da língua, mas também prestava um relevante e sério papel dando informações sobre a história do município: constantemente era entrevistado por alunos que precisam fazer suas pesquisas. Também forneceu muitas informações e fotografias para o trabalho de pró-memória realizado pela Secretaria Municipal de Cultura. Aliás, adorava ser fotografado!
Poucos meses antes de falecer, Mauro concedeu sua última entrevista à InterTV para uma matéria sobre o aniversário de 120 anos do município (a entrevista foi ao ar em 5 de março de 2013). “Esse era a história viva de Bom Jardim!” - exclamou o Dr. Paulo Barros – médico que o assistia em seu momento derradeiro.
Não podia ser diferente: até o dia de sua morte foi marcado por uma festa - a tradicional Festa de São Cristóvão.
Mauro da família, do trabalho, dos amigos... do carnaval, do futebol, da banda, do cinema, das festas... Mauro Barreto era homem de uma alegria contagiante que deixou saudades e o exemplo de amor à vida. Repetia ele: “Viver é muito bom... eu amo a vida!”

Fontes de pesquisa:

Entrevista com familiares

Blog do Instituto Histórico e Geográfico de Bom Jardim

Portal Bom Jardim

Site da Prefeitura Municipal de Bom Jardim

site Memória Globo

RJ Intertv

Blog Um Bom Jardim de Cultura

Jornal Mais BJ