A Federação de karatê Interestilos, do Rio de Janeiro, promoveu no dia 23 de agosto de 2009 o Campeonato Estadual “Os Sete Samurais”, realizado nas dependências do Centro Social dos SuOficiais e Sargentos da Guarnição dos Afonsos-CSSGAF, em Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro.

O Projeto Caminho do Renascimento - Shotokan Karate-dô, sob a orientação do professor Ibsen Eduardo do Carmo Portella Soares, conquistou mais vitórias no âmbito estadual.

Sediada em São José do Ribeirão – 2º Distrito de Bom Jardim, o Karatê-do Caminho do Renascimento tem o apoio da TECLA, que disponibiliza espaço na Casa de Cultura Mário Machado Nicoliello ( 3ª e 5ª, das 18h às 20h – R$ 25,00 mensais – crianças até 10 anos não pagam mensalidade ) para crianças e adultos. Além desse apoio, também a Secretaria Municipal de Educação colaborou: forneceu transporte para os atletas participarem do campeonato.

Os atletas campeões, nas respectivas categorias, que mais uma vez levaram ao pódio o nome de Bom Jardim foram:

-Modalidade Kata – categoria 14-15 anos – faixa branca a laranja – Monária Leal Pinheiro dos Santos– campeã.

- Modalidade Kumite (combate) – categoria 14-15 anos – faixa branca a laranja - Monária Leal Pinheiro dos Santos – campeã.

- Modalidade Kata – categoria 7-8 anos – faixa branca a preta – João Paulo Leal Pinheiro dos Santos – campeão.

- Modalidade Kata – categoria 14-15 anos – faixa verde a preta – Lalesca da Costa Silva – 2ª colocada.