11 de novembro de 2009 - O Secretário Municipal de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer, professor Déscio Frerie, acompanhado da Coordenadora de Cultura, professora Joanna Helena da Silva e do Coordenador do Projeto Mídia Digital,  professsor Marlon Rodrigues da Silva, estiveram no antigo prédio da usina de beneficiamento de café de Péricles Corrêa da Rocha, que era usado para pilagem, secagem e armazenamento de café (em coco e pilado), além de possuir um gerador hidrelétrico que fornecia eletricidade para os equipamentos do prédio e para a casa-sede da fazenda.

O grupo gravou entrevista com Orlando do Couto Pinheiro, que descreveu em detalhes os espaços e o funcionamento do antigo prédio, que está passando por reformas e adaptações para abrigar um centro cultural.

Orlando destacou que havia (e ainda existe pequeno trecho na calçada, em frente ao prédio) um ramal ferroviário particular que levava o café do galpão até o desvio da Estrada de Ferro Leopoldina Railway, onde o café beneficiado era colocado nos vagões. O trole improvisado era movido por um motor de fordeco adaptado para este fim.

O centro cultural conterá um teatro com 130 lugares; um museu (ou centro de memória); uma sala para oficinas culturais, artísticas e educativas; um espaço para esposições diversas; além de cantina, cozinha, almoxarifado, banheiros e sala para administração.

As obras estão em andamento, mas ainda não há previsão de quando estarão concluídas.