Durante o mês de fevereiro, o Museu Professor Clirton Rêgo Cabral abriga a exposição “Abstração Geométrica”, que integra o projeto “Arte no Brasil – Um Giro em Nossa História”, com realização Sesc Rio e curadoria de Lígia Canongia. De caráter educativo, o projeto apresenta reproduções em alta definição de obras de artistas que marcaram a produção cultural brasileira em seus distintos momentos.

Após transitar pelo Academicismo e Modernismo brasileiros, a atual etapa do projeto abrange a produção artística nacional desde o final de 1940 e durante toda a década de 50, abordando o concretismo e o neoconcretismo, que contou com expoentes das plásticas nacionais, entre eles Volpi, Hélio Oiticica, Lygia Clark, Lygia Pape e Amílcar de Castro.

A exposição conta também com o suporte de textos explicativos de críticos de arte que contextualizam a evolução das artes plásticas brasileiras a partir dos anos 40 e – em especial nos anos 50, após o manifesto Concretista brasileiro – além de abordar as influências dos artistas nacionais a partir do Construtivismo europeu e russo que se opôs à representação naturalista nas artes plásticas, vertendo-se para a abstração.

Os visitantes que desejarem poderão receber um livreto que aborda o tema e as obras da exposição.

Serviço:

"Arte Brasil: Um giro em nossa história – Abstração Geométrica"
Museu Prof. Clirton Rêgo Cabral - Galpão Cultural Margaret de Jesus
Ruas Luiz Corrêa, 05 - Centro - Bom Jardim
De 06/02/2014 a 28/02/2014
Visitação: De terça-feira a domingo, das 9h30min às 17h (fechada para almoço fechada para almoço entre 12h e 13h30min).
Entrada gratuita
Classificação etária: livre