Por Ana Amelia Mendes

Virou Lei e já é tradição. Sempre no segundo domingo do mês de dezembro, no caso o último dia 12, a prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer, com apoio da Associação de Folias de Reis do município, realizou o 6º Encontro de Folias de Reis, resgatando a cultura local e mantendo vivas as tradições e multiplicando-as a diversas gerações. O encontro foi promovido na quadra de esportes ao lado da Casa da Cultura e teve início às 10h.

A manifestação popular que teve a apresentação de 17 folias de toda a região, provando mais uma vez que o encontro na cidade vizinha de Cantagalo, no mesmo dia, não prejudicou em nada a grandeza e o encanto da festa, contou com presença do secretário de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer, Déscio Frerie, quem abriu o evento, da coordenadora de Cultura, Joanna Helena, do assessor de Cultura, Délio Russo, e do vereador Zé Nilton.

“Como professor de história, fico maravilhado com todas as manifestações folclóricas, principalmente as de nossa cidade. Não podemos deixar acabar, temos que continuar estimulando as novas gerações a não perderem o interesse em prosseguir com tamanha expressão cultural e religiosa. Para o próximo ano, a expectativa é de sucesso como acompanhamos nos encontros anteriores”, ressaltou Déscio.

Com a narração do experiente locutor Geraldo Veloso, cada grupo se apresentou por 20 minutos. Ao som de instrumentos musicais os foliões efetuaram longas caminhadas durante toda a noite levando a “bandeira”, um estandarte de madeira ornado com motivos religiosos, à qual tributam especial respeito, até o local do encontro. Já o palhaço teve seu tempo de apresentação fixado em 10 minutos. Ao fim de cada apresentação os grupos receberam um certificado de participação no encontro.