Por Marisa Maia

O II ENCONTRO DE CORAIS realizado em Bom Jardim nos dias 22 e 23 de setembro ampliou suas fronteiras nesta edição, recebendo mais grupos visitantes neste ano.

Na primeira noite, o Coral de Bom Jardim, como anfitrião, abriu o evento e contou com a participação especial do professor de violão Felipe Aguiar com seu aluno Gabriel Moreira.

Seguiu-se com as apresentações de dois grupos regidos por Obadias Rocha: o Coral SerCidadão - grupo patrocinado pela Gerdau - num trabalho sócio-cultural desenvolvido com integrantes que possuem entre 12 e 20 anos, todos moradores de Santa Cruz, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro - e o Coral da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - este constituído de estudantes, professores, funcionários e vizinhos comunitários daquela instituição.

Logo após, sob a regência de Lanúzia Pimentel, apresentou-se o Coral do Grêmio Português de Nova Friburgo - que tem por finalidade integrar os participantes através da música, trazendo bem-estar social, além de difundir as culturas portuguesa e brasileira. Fechando a primeira noite, Obadias Rocha retornou ao palco com uma proposta inusitada: formou o Coral IntegraSSom, unindo os mais de 50 integrantes dos dois corais cariocas anteriores, numa performance impactante e interativa com o público.

E a qualidade das apresentações continuou no segundo dia do Encontro: o domingo foi aberto com 'canto a cappella' do Coral Casa de Portugal de Teresópolis - regido por Célia Seabra e com uma proposta bem definida de mantenimento e divulgação das tradições culturais luso-brasileiras.

Depois foi a vez do Coral Nossa Senhora da Piedade - que tem como foco músicas sacras para servir a comunidade da Igreja Matriz de Cordeiro, mas que tendo a maestrina a Josélia Pereira e Jair Pereira como arranjador - variou seu repertório especialmente para a ocasião.

O maestro/professor Pablo Portilho assumiu então, apresentando ao público o trabalho que vem realizando com os alunos que fazem parte do Coral Municipal de São José do Vale do Rio Preto - criado em junho de 2011 com o objetivo de trazer aos alunos princípios e ensinamentos musicais, promovendo o contato com a cultura de transformação sócio/cultural.

O encontro foi, então, encerrado com mais uma belíssima apresentação do Coral de Bom Jardim - que sob o comando de João Lassarotte - vem lapidando sua qualidade musical e agregando novidades - tais como a introdução de um time mirim muito aplicado.

O II ENCONTRO DE CORAIS é uma promoção da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer (STECLA) que pretende que esta iniciativa firme-se como uma nova tradição, levando o nome de nosso município ao destaque no âmbito estadual.