O filme "Heleno - O príncipe maldito", exibido no Cine Bom Jardim (Cine-teatro Edmo Erthal) no último sábado (12-04-2014) trouxe à memória do bom-jardinense Pery Carriello fatos relevantes acerca de contato havido entre Heleno de Freitas e Ewald Matta.

Por Pery Carriello
Ouvi certa vez de meu pai, em sua oficina onde EWALD MATTA (atleta do Bom Jardim Esporte Clube) sempre ia, por serem amigos, o jogador contar que no tempo em que fora goleiro do "Canto do Rio Futebol Clube" (de Niterói), mas que disputava a 1ª divisão do Campeonato Carioca, ter jogado contra o Botafogo de HELENO DE FREITAS. Como tinham gênios parecidos, quase brigaram num lançamento sobre a área, cortando ele a finalização, trombando no ar com HELENO DE FREITAS. 
Na sapataria de seu Nelo Hoelz (avô de Taninho e Cadô) havia na vitrine da oficina um recorte de jornal do Rio com Ewald Matta num belo voo, defendendo o gol do Canto do Rio. Sentíamos orgulho ao ver aquela foto, preservada por seu Nelo.
Um dia cogitei de saber por onde andava esse recorte, e acho que poderia estar com o filho, Renato Hoelz, a quem passara a oficina. É peça de museu  e, se confirmado isso, se Taninho e Cadô permitirem que se faça uma cópia, banner ou outra boa reprodução, será peça valiosa no acervo do Projeto Mídia Digital, sob  a temática do futebol bom-jardinense.
EWALD MATTA, voltando para Bom Jardim, passou à meia-esquerda do Bom Jardim Esporte Clube, sendo o maior craque de sua história...
Quando da inauguração da Quadra Esportiva Polivalente, ao lado da Casa da Cultura, pelo prefeito Mário Nicoliello, este homenageou Ewald, convidando-o para dar o chute inicial da partida de futebol que se seguiria. E é possível que se ache foto da cena por aí. 
Abraços, Pery.
Em 9 de abril de 2014.