Por Marisa Maia

O evento neste ano abriu a II FLITS (Festa Literária da Serra). Participaram autores de vários lugares do país desenvolvendo o tema ALEGRIA, em homenagem a Mauro Barreto. Eis aqui a revelação dos vencedores deste ano:

Paulo Tórtora - 1º lugar / Categoria Adulto. Título do trabalho: "ALEGRE AUTORRETRATO"



Engenheiro, professor, 67 anos de bom-humor e alegria, natural de Petrópolis, RJ; contista, cronista e poeta, com participação em várias antologias e coletâneas literárias; membro da Casa Raul de Leoni (Petrópolis, RJ) e da AML – Academia Madureirense de Letras (RJ), cadeira 22, patrono Casimiro de Abreu. Aprecia a poesia moderna, sem entretanto deixar de reverenciar a beleza da poesia clássica, principalmente a beleza contida na forma do soneto.



Tatiana Alves - 2º lugar / categoria adulto. Título do trabalho: 'PALETA POÉTICA".

Poeta, contista e ensaísta. Participou de diversos concursos literários, tendo obtido vários prêmios. É colaboradora da Revista Samizdat e do site Escritoras Suicidas, já tendo escrito para os sites Anjos de Prata, Cronópios e Germina Literatura. É filiada à APPERJ, à Academia Cachoeirense de Letras e à AEILIJ. Possui quinze livros publicados. É Doutora em Letras e leciona Língua Portuguesa e Literatura no CEFET / RJ.








André Kondo - 3º lugar / categoria adulto. 
Título do trabalho : "A ALEGRIA E A TRISTEZA".

Filho de imigrantes japoneses, nasceu em Santo André-SP em 1975. Morou no Japão e na Austrália, sendo pós-graduado pela University of Sydney. É autor dos livros Além do Horizonte, Amor sem Fronteiras (Prêmio Paulo Mendes Campos – UBE-RJ), Contos do Sol Nascente (Prêmio Bunkyo de Literatura, M. H. Prêmio Esfera das Letras – Portugal, Prêmio ProAC), Cem pequenas poesias do dia-a-dia (Prêmio de Literatura UNIFOR), Palavras de Areia (Prêmio Alejandro Cabassa – UBE-RJ, Prêmio Estímulo de Cultura). Também é autor dos livros infantojuvenis: Jabuti sabe voar? (Prêmio Maria Osternack Pedroso), O Pequeno Samurai (M. H. Prêmio Nacional de Literatura João-de-Barro) e “Alguém viu a minha mãe?” (Prêmio CEPE). Com mais de cem prêmios literários, no Brasil, em Portugal e no Japão, participa de dezenas de antologias. Sua escrita busca refletir a inspiração dos caminhos que trilhou por 60 países, desde grandes centros urbanos como Moscou e Nova York a vilarejos no Himalaia, acampamentos nômades na Mongólia e remotas ilhas do Pacífico. Pé na estrada, coração nas letras, continua viajando, agora, pelo universo da literatura também. Quem quiser visitá-lo, seja bem-vindo: www.andrekondo.blogspot.com.br